terça-feira, 27 de setembro de 2016

SIPHONAPTERA

Nome: Ana, Bruna, Fernanda, Mayara e Khawan.
O que é Siphonaptera?
É uma ordem de insetos sem asas, popularmente conhecidos como pulgas.
As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Estes animais podem transmitir doenças graves como tifo ea peste bubônica.
Além de provocarem incômodos pelas as picadas, transmitem vermes, parasitas hematófagos e podem induzir a processos alérgicos.
As pulgas apresentam ciclo de metamorfose completo, a fêmea coloca cerca de 300 a 400 ovos de uma única vez, eles eclodem as larvas. Estas se transformam em Pupa, para então surgir em sua forma adulta, dependendo das condições externas, as pulgas não emergem imediatamente do seu casulo elas podem demorar dias, meses e anos para sair do seu casulo, aguardando condições ideiais para sua sobrevivência.
Curiosidade: Uma pulga é capaz de pular a um metrô de distância, ou seja, 200 vezes o próprio tamanho. O tamanho de uma pulga dependendo da espécie pode chegar a 5mm de comprimento.
CICLO DE VIDA
TRATAMENTO
Após a desinfecção local com álcool iodado, com uma agulha previamente esterilizada, fazer pequenas dilacerações na pele. É necessário muito cuidado para não aprofundar a agulha, o
que iria provocar dor e romper a pulga. Após a incisão completa da pele, retirar o bicho de pé, puxando com os dedos polegar e indicador, que funcionam como pinça. Esta não deve ser usada, para não romper o parasito. Depois de retirado o mesmo colocado no fogo ou em álcool para destruir os ovos, faz-se a aplicação de bacteriostático oxidante no orifício deixado (mertiolato). Em caso de parasitismo múltiplo recomenda-se passar pomada mercurial, que matará todas as pulgas; em seguida, as mesmas serão retiradas cuidadosamente.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Após passar aspirador, esfregue no piso, tacos, tapetes e carpetes uma solução de vinagre (misture um copo de vinagre para cada litro de agua).
O vinagre funciona como esterilizador
Doenças causadas pela pulga:
Peste bubônica = Conhecida como Peste Negra, foram desenvolvidos diversos métodos para acabar com os ratos e a principal doença transmitida pela a pulga. A doença é causada por uma bactéria da espécie yersínia pestis, que é veiculada quando o inseto realiza a hematologia, dos seguintes modos:
Através do sangue contaminado presente no intestino da pulga, que é transmitido durante a picada ou através das fezes contaminadas. O principal sintoma é a formação de bubões, que são inflamações dos linfonodos pela presença dessas bactérias. A forma mais grave é a pulmonar que ocorre quando essas bactérias alcançam o pulmão e tem 100 % da letalidade.
Tratamento: Uso de estreptomicinas e sulfas (antibacterianos).
Prevenção: deve-se fazer a desratização acompanhada de despulização, isto é: morte dos ratos acompanhada da morte das pulgas. Pode-se empregar a anti-ratização,que consiste no afastamento dos ratos das áreas urbanas e do domicilio, deixando estes locais inviáveis para o desenvolvimento dos mesmos.
Tifo Murino = Tifo é uma doença bacteriana dividida em dois tipos principais, endêmica e epidêmica. A doença acontece quando a bactéria entra em contato com humanos, normalmente através de vetores como pulgas, piolhos ou carrapatos que as adquiriram de animais como ratos, gatos, gambás, guaxinins e outros.
Existem dois tipos principais de tifo, diferenciados pela bactéria que causou a infecção. São eles:
* Tifo endêmico, normalmente causado pela bactéria typhi Rickettsia, também é chamado de tifo murinho ou "febre de prisão". Ela acontece, normalmente, porque a região em que está tem a população de animais continuamente infectada com a bactéria, que pode passar incidentalmente para os humanos.
* Tifo epidêmico é a forma mais severa da doença, que também é conhecida como tifo recrudescente ou esporádico. É causado pela bactéria prowazekii Rickettsia. Também
é transmitido por meio de animais e pode infectar um grande número de humanos dependendo das condições locais do ambiente, por exemplo, falta de higiene, extrema pobreza, superlotações, entre outros. Quando a bactéria é reativada no corpo da pessoa que já foi infectada anteriormente, ela contrai a doença de Brill-Zinsser, que é uma forma mais branda de tifo epidêmico. O tifo murino era endêmico em áreas infestadas de ratos, mas com a melhoria do controle de ratos, ele se tornou raro no Brasil.
Tratamento: uso de antibióticos como a doxiciclina; cloranfenicol para mulheres grávidas.
Prevenção: uso de pulicidas e a anti-ratização, e prevenção de humanos e animais domésticos do contato com ratos. Como proteção pessoal, deve-se incluir o uso de roupas que cubram a pele exposta, assim como o uso de calçados.
Perguntas:
O Siphonaptera pode causar algum dano para o humano? Explique
As pulgas que atacam cachorros, ratos ou o homem são da mesma espécie? Explique
Referência: http://www.insectbye.com.br/pragas/dedetizacao-de-pulgas-acabar-com-pulgas/ http://www.dedetizacao-consulte.com.br/pulgas-doencas-causadas.asp http://veja.abril.com.br/ciencia/cientistas-desvendam-o-pulo-da-pulga/


Nenhum comentário:

Postar um comentário